Hérnia de disco

Seguramente você já ouviu falar de alguém que teve dores fortes nas costas ou pescoço e foi diagnosticado com hérnia de disco. Mas calma, receber esse diagnóstico não é o fim do mundo!

A hérnia de disco tem tratamento e pode até ser prevenida! Entenda melhor nesse artigo que preparamos para você.

Sintomas

Grande parte das hérnias de disco ocorre na região lombar, mas elas também podem acontecer na região do pescoço. 

Os sintomas da hérnia de disco variam de acordo com a posição do disco e se ele está fazendo pressão em um nervo. Fique atento e procure ajuda se você estiver sentindo:

  • Dormência ou formigamento em regiões específicas: Pode acontecer de você sentir dormência ou formigamento em uma região específica do corpo, que possivelmente é a região onde estão localizados os nervos afetados.
  • Dor nas pernas: Se você está sentindo dor na parte inferior das costas, nádegas, coxa e panturrilha ou também em parte do pé, a hérnia de disco possivelmente está na parte inferior das costas.
  • Dor no ombro ou braço: Essas dores geralmente indicam uma hérnia de disco no pescoço.  Esse tipo de dor pode surgir em seu braço ou ombro quando você tosse, espirra ou se mexe em algumas posições. As dores de hérnia de disco no pescoço são descritas geralmente como agudas ou ardentes.
  • Fraqueza: Os nervos afetados tendem a enfraquecer os músculos daquela região. Você pode perceber que está tropeçando mais que o comum ou que sua capacidade de segurar ou levantar itens esteja afetada.

Existe também a possibilidade de você ter uma hérnia de disco sem sintomas. Nesse caso, a hérnia pode ser detectada apenas por um exame de imagem da coluna vertebral.

Dor insuportável em hérnia de disco 

Em casos raros, a hérnia de disco pode comprimir todo o canal espinhal, causando dor aguda. Em alguns desses casos, uma cirurgia de emergência pode ser indicada para evitar fraqueza ou paralisia permanente.

Quando buscar atendimento de emergência para hérnia de disco:

  • Sintomas piorarem: se suas atividades diárias estão sendo prejudicadas pelo aumento da dor, fraqueza ou dormência.
  • Disfunção da bexiga ou intestino: incontinência ou dificuldade para urinar, mesmo com a bexiga cheia.
  • Perda da sensibilidade nas áreas que tocariam a sela, a chamada Anestesia em sela: a parte interna das coxas, a parte posterior das pernas e a área ao redor do reto.

Por mais insuportável que a dor causada pela hérnia de disco possa estar, evite ao máximo o auto-tratamento e busque ajuda imediatamente. A hérnia de disco tem cura!

Hérnia de Disco - Quiropraxista realizando tratamento
Hérnia de disco – Salus Quiropraxia – Fonte: Canva

Hérnia de disco tem cura?

A boa notícia é que a hérnia de disco tem tratamento! Ela melhora com tratamento não cirúrgico na maior parte dos casos. A cirurgia pode ser recomendada por um médico apenas se outros tratamentos, como por exemplo a Quiropraxia ou Fisioterapia, não aliviarem seus sintomas.

A seguir apresentamos algumas possibilidades de tratamento:

  • Medicação: Seu médico pode prescrever um analgésico antiinflamatório ou relaxante muscular para aliviar os sintomas. Geralmente as medicações dão alívio imediato, porém não solucionam a causa raiz do problema.
  • Quiropraxia: A quiropraxia pode ser uma ótima aliada na redução da dor associada à hérnia de disco. Por meio de técnicas específicas, o quiropraxista (ou quiroprata) pode te ajudar a alinhar a coluna vertebral, reduzir a pressão nos nervos e trazer alívio imediato da dor.
  • Fisioterapia: A fisioterapia pode auxiliar a reduzir a pressão sobre os nervos, trazendo alívio para o paciente, por meio de exercícios que relaxam os músculos tensos e melhoram a circulação. A fisioterapia, em conjunto com a quiropraxia, são duas técnicas não invasivas e muito eficazes no tratamento e prevenção.
  • Injeções espinhais: o bloqueio do nervo é uma injeção de medicamento esteróide diretamente na coluna. Esse medicamento diminui o inchaço e a inflamação do nervo causado pela hérnia de disco. Pode ser usado em casos de dor insuportável. Porém, para um tratamento mais eficaz e até preventivo, é indicado que o paciente faça um acompanhamento com seu quiropraxista e também com seu fisioterapeuta.
  • Cirurgia: a depender do tamanho da hérnia, ela pode causar uma lesão nos nervos da bexiga ou do intestino e uma cirurgia de emergência pode ser indicada. Em situações não emergenciais, a cirurgia é indicada apenas quando os outros tratamentos não funcionam. 

O que é a hérnia de disco 

A hérnia de disco é um problema em um dos discos, as almofadas de borracha que estão entre os ossos (vértebras) e que ficam empilhadas para formar a coluna. 

Ela ocorre quando parte do núcleo gelatinoso do disco espinhal é empurrado para fora dele através de uma ruptura no anel externo. Por isso, a hérnia de disco por vezes é chamada de hérnia de disco ou ruptura de disco.

A hérnia de disco pode ocorrer em qualquer parte da coluna, mas acontece com mais frequência na parte inferior das costas, que é a parte que recebe mais pressão. 

Apesar de parecer uma situação irreversível, a hérnia de disco tem cura! Caso você apresente os sintomas, procure ajuda de profissionais qualificados imediatamente e evite o auto-tratamento.

Quiropraxia trata hérnia de disco

Durante o tratamento de quiropraxia, são usadas técnicas manuais que ajustam o sistema de articulações, reduzem o risco de lesões e as dores nas costas. Portanto, a quiropraxia é um excelente aliado não invasivo no tratamento de hérnia de disco.

Porém, atenção na hora de contratar um quiropraxista! Essa é uma profissão na área de saúde, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que requer formação em curso superior. 

A quiropraxia é um curso universitário com duração entre quatro a seis anos. Nesse curso, são estudadas ciências biomédicas, métodos diagnósticos e prática clínica.

O quiropraxista, ou quiroprata como se fala no linguajar popular, faz análise postural, realiza testes ortopédicos e neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afetadas. Esse profissional tem ampla capacidade para tratamento de hérnia de disco, incluindo casos agudos.

Pessoa com dor no pescoço - Hérnia de Disco
Hérnia de disco – Salus Quiropraxia – Fonte: Canva

Fatores de risco

Alô pessoal! Teve hérnia de disco que já foi tratada? Atenção para ela não voltar a aparecer. Listamos aqui os principais fatores que podem aumentar o risco de hérnia de disco:

  • Peso: o peso excessivo causa sobrecarga nos discos da região lombar;
  • Ocupação: pessoas que têm trabalhos que exigem muito fisicamente possuem maiores chances de desenvolver problemas nas costas. Movimentos repetitivos como levantar, puxar, empurrar, dobrar lateralmente e torcer também são fatores que aumentam as chances de hérnia de disco;
  • Genética: a hérnia de disco pode ser uma predisposição genética;
  • Condução frequente: a combinação entre a vibração do motor do veículo e ficar sentado por longos períodos pode fazer maior pressão sobre a coluna;
  • Sedentarismo: a prática regular de exercícios físicos reduz as chances de surgimento da hérnia de disco.

Lembre-se! Hérnia de disco tem tratamento não invasivo na maior parte dos casos e pode ser prevenida. Procure ajuda médica especializada e evite o auto-tratamento.

Na Salus Quiropraxia temos profissionais altamente qualificados, graduados em Quiropraxia, que têm plena capacidade de te auxiliar no tratamento e redução do risco de dores na coluna, pescoço, pernas, dentre outros.

Veja Também

Abrir bate-papo
Vamos agendar uma consulta?
Bem-vindo(a) à Valere
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?